Quando eu fui escolher meu primeiro carro com isenção, a única coisa que eu pensei foi: Será que cabe no meu bolso? Como eu não estava com muito dinheiro, eu havia previamente escolhido um carro com motor 1.0, pintura sólida, "basicão" (sem ar-condicionado, trava, alarme, direção hidráulica ou outros). O carro custava cerca de 24 mil reais e eu paguei cerca de 19 mil reais. Será que eu fiz um bom negócio? Passemos para a matemática e legislação tributária.
Vamos utilizar dados obtidos em uma determinada concessionária (em 11/09/2013) para os percentuais de IPI e ICMS:
- Carros com motor 1.0: Alíquota total de 20%;
- Carros com motor 1.4: Alíquota total de 24,3%
- Carros com motor 1.6: Alíquota de 22,6%
Observações:
1) Esses percentuais reais podem ser pesquisados no site da Receita Federal do Brasil e na Secretaria da Fazenda do seu estado ou perguntados em qualquer concessionária séria (recomendado);
2) Não coloquei o IOF por ser pequeno e só ser usado uma vez na vida;
3) Embora eu tenha utilizado versões básicas para os cálculos, os opcionais não mudarão a percentagem de isenção.
Não farei cálculos complicados ou detalhados, coloquei os valores acima para você perceber que a motorização faz o percentual de isenção ser diferente.
Imaginemos, então três situações distintas. Para todas utilizaremos carros sem opcional nenhum e com cor sólida (versões básicas). Valores obtidos de uma concessionária do Recife (em 11/09/2013):
1) Carro 1.0 - Preço normal: 26.270,00 reais; Com isenções: 21.020,79 reais
2) Carro 1.4 - Preço normal: 32.870,00 reais; Com isenções: 24.900,75 reais
3) Carro 1.6 - Preço normal: 38.580,00 reais; Com isenções: 29.854,70 reais
Vejamos:
O carro 1 é um "basicão", vai custar 5.249,21 reais a menos que o preço normal.
O carro 2 é um "basicão", mas tem uma motorização maior, elevando o preço de uma futura venda do seu carro. Ele vai custar 7.969,25 reais a menos que o preço normal.
O carro 3, embora não tenha opcional, tem air-bag e ABS, com pneu maior. Na verdade é outro modelo de carro. Tem uma motorização bem maior, elevando o preço de uma futura venda do carro. Ele vai custar 8.725,3 reais a menos que o preço normal.
Claro, se você só tiver dinheiro para comprar o veículo mais barato do mercado, vá em frente! O importante é poder pagar.
Mas, se você pode se esforçar para ter um melhor, uma boa opção é o motor 1.4 atualmente), que tem um desconto similar ao do 1.6 e bem maior que o do 1.0. Caso caiba no seu bolso, melhor ainda é o carro 3, que é um outro modelo bem melhor, bem mais caro. Isso é muito bom na hora de usar e de vender!
Por isso, devemos perguntar quais os preços de cada motorização na hora da compra, pois o melhor custo benefício pode estar em um carro um pouco mais caro.
Outra coisa em que se deve pensar é, de acordo com o tipo de deficiência, que muitas vezes um carro automatizado (caixa de marcha robotizada, tipo o dualogic da FIAT ou o imotion da Volkswagen) pode custar um pouco mais que um veículo manual. Por exemplo, o kit dualogic plus, da FIAT, no Palio 1.6, custa cerca de 2.300,00 reais, retirando-se cerca de 23% da isenção, ficaria cerca de 1.780,00 reais. Vale o esforço, já que é um carro que precisará apenas de uma simples adaptação de freio e acelerador, que são mais fáceis de instalar e são mais baratas. Comprei um carro com dualogic faz cerca de 8 meses, estou gostando muito. Até hoje não deu qualquer tipo de problema.
Bem, o objetivo principal dessa postagem é fazer o leitor pesquisar e pensar antes de qualquer tipo de escolha. Fazer cálculos e pensar no custo-benefício, sabendo que a isenção não é homogênea. Assim, a escolha tem grandes chances de ser a mais correta.
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