quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ESCOLHENDO O CARRO NOVO

A hora de escolher o carro novo é mágica! O cheiro de novo, pintura nova e sem arranhões, pneus carnudos (nossa, dá até vontade de comprar novamente!). Mas, você já pensou em fazer uso da matemática para ajudar na escolha? Explicarei abaixo um dos pontos relevantes para a escolha do carro. 

Quando eu fui escolher meu primeiro carro com isenção, a única coisa que eu pensei foi: Será que cabe no meu bolso? Como eu não estava com muito dinheiro, eu havia previamente escolhido um carro com motor 1.0, pintura sólida, "basicão" (sem ar-condicionado, trava, alarme, direção hidráulica ou outros). O carro custava cerca de 24 mil reais e eu paguei cerca de 19 mil reais. Será que eu fiz um bom negócio? Passemos para a matemática e legislação tributária.


Vamos utilizar dados obtidos em uma determinada concessionária (em 11/09/2013) para os percentuais de IPI e ICMS:
- Carros com motor 1.0: Alíquota total de 20%;
- Carros com motor 1.4: Alíquota total de 24,3%
- Carros com motor 1.6: Alíquota de 22,6%

Observações: 
1) Esses percentuais reais podem ser pesquisados no site da Receita Federal do Brasil e na Secretaria da Fazenda do seu estado ou perguntados em qualquer concessionária séria (recomendado);
2) Não coloquei o IOF por ser pequeno e só ser usado uma vez na vida;
3) Embora eu tenha utilizado versões básicas para os cálculos, os opcionais não mudarão a percentagem de isenção.

Não farei cálculos complicados ou detalhados, coloquei os valores acima para você perceber que a motorização faz o percentual de isenção ser diferente.

Imaginemos, então três situações distintas. Para todas utilizaremos carros sem opcional nenhum e com cor sólida (versões básicas). Valores obtidos de uma concessionária do Recife (em 11/09/2013):
1) Carro 1.0 - Preço normal: 26.270,00 reais; Com isenções: 21.020,79 reais
2) Carro 1.4 - Preço normal: 32.870,00 reais; Com isenções: 24.900,75 reais
3) Carro 1.6 - Preço normal: 38.580,00 reais; Com isenções: 29.854,70 reais

Vejamos:
O carro 1 é um "basicão", vai custar 5.249,21 reais a menos que o preço normal.

O carro 2 é um "basicão", mas tem uma motorização maior, elevando o preço de uma futura venda do seu carro. Ele vai custar 7.969,25 reais a menos que o preço normal.

O carro 3, embora não tenha opcional, tem air-bag e ABS, com pneu maior. Na verdade é outro modelo de carro. Tem uma motorização bem maior, elevando o preço de uma futura venda do carro. Ele vai custar 8.725,3 reais a menos que o preço normal.

Claro, se você só tiver dinheiro para comprar o veículo mais barato do mercado, vá em frente! O importante é poder pagar. 

Mas, se você pode se esforçar para ter um melhor, uma boa opção é o motor 1.4 atualmente), que tem um desconto similar ao do 1.6 e bem maior que o do 1.0. Caso caiba no seu bolso, melhor ainda é o carro 3, que é um outro modelo bem melhor, bem mais caro. Isso é muito bom na hora de usar e de vender!

Por isso, devemos perguntar quais os preços de cada motorização na hora da compra, pois o melhor custo benefício pode estar em um carro um pouco mais caro.

Outra coisa em que se deve pensar é, de acordo com o tipo de deficiência, que muitas vezes um carro automatizado (caixa de marcha robotizada, tipo o dualogic da FIAT ou o imotion da Volkswagen) pode custar um pouco mais que um veículo manual. Por exemplo, o kit dualogic plus, da FIAT, no Palio 1.6, custa cerca de 2.300,00 reais, retirando-se cerca de 23% da isenção, ficaria cerca de 1.780,00 reais. Vale o esforço, já que é um carro que precisará apenas de uma simples adaptação de freio e acelerador, que são mais fáceis de instalar e são mais baratas. Comprei um carro com dualogic faz cerca de 8 meses, estou gostando muito. Até hoje não deu qualquer tipo de problema.

Bem, o objetivo principal dessa postagem é fazer o leitor pesquisar e pensar antes de qualquer tipo de escolha. Fazer cálculos e pensar no custo-benefício, sabendo que a isenção não é homogênea. Assim, a escolha tem grandes chances de ser a mais correta.


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